DÚVIDAS SOBRE PLACA PRETA

placa preta mercosul

Principais Dúvidas Sobre Placa Preta

Bem-vindo à página para sanar Dúvidas Sobre Placa Pretas do TopClassic! Existem muitos mitos e falta de informações sobre Placa Preta por isso nós criamos este espaço, para as dúvidas mais comuns que recebemos em nossos meios de contato. Caso sua dúvida ou pergunta não esteja elencada aqui, não deixe de nos chamar. Teremos sempre um grande prazer em ajudar.

Pergunta : Veículo com Placa Preta só pode circular no final de semana ou em eventos?

Resposta : Não! Veículo Antigo com Placa Preta não tem restrições de circulação. Seu uso é igual ao de outro veículos.


Pergunta : Despachantes podem fornecer a Placa Preta?

Resposta : Não! Somente os Clubes de Carros Antigos, devidamente credenciados pelo SENATRAN, podem fazer as vistorias e expedir os Certificados de Originalidade – CVCOL para os veículos antigos. O Despachante poderá indicar um clube de sua confiaça para a vistoria e após fazer o encaminhamento no DETRAN para efetivar a Placa Preta.


Pergunta : Veículo Antigo Placa Preta paga pedágio e/ou IPVA?

Resposta : Sim! Veículo Antigo paga pedágio como qualquer outro veículo em circulação. A legislação sobre o IPVA é Estadual e pode variar. No RS veículos antigos com mais de 20 anos não pagam mais este imposto mas pagam o licenciamento anual normalmente.


Pergunta : Com quantos anos de fabricação do veículo posso solicitar a vistoria para Placa Preta?

Resposta : São necessários no mínimo 30 anos de fabricação para o veículo antigo receber a Placa Preta e no mínimo 80 pontos na vistoria de originalidade.


Pergunta : A Placa Preta tem validade? Qual o procedimento quando quiser vender o Veículo Antigo?

Resposta : O Certificado de Originalidade – CVCOL tem validade de 5 anos a contar da expedição, esta validade está prevista em Resolução do SENATRAN. Após este período, o carro tem de passar por uma nova vistoria, para constatar se ainda está dentro do mínimo de 80 pontos de originalidade. Ao vender o veículo antigo com Placa Preta o associado deve obrigatoriamente informar ao Clube e será necessário nova vistoria para o comprador manter a Placa Preta.


Pergunta : Sou obrigado a ser associado de um Clube para solicitar e manter a Placa Preta?

Resposta : Sim! O Clube é responsável por informar anualmente ao SENATRAN sobre os Certificados de Originalidade – CVCOL expedidos e mantém um cadastro de associados e suas Placas Pretas.


Pergunta : Depois de me associar ao Clube, qual a documentação necessária para conseguir a Placa Preta e quanto tempo leva o processo? Tenho que levar o carro antigo ao DETRAN?

Resposta : Além do documento do veículo solicitamos cópia simples da CNH do proprietário. Após a vistoria o Certificado de Originalidade – CVCOL poderá ser fornecido em até 48 horas. É obrigatorio fazer a vistoria do DETRAN para efetivar a mudança de categoria para Veículo de Coleção, apresentando o Certificado de Originalidade – CVCOL fornecido pelo Clube de Carros Antigos.


Pergunta : Alguns Clubes só permitem a vistoria em Carros Antigos após 6 meses ou 1 ano de associado? isto é alguma lei ou regra geral?

Resposta : São procedimentos previstos nos estatutos ou regimento de alguns Clubes mas não é uma Regra Geral. No Topclassic não exigimos essa carência e o interessado pode fazer a vistoria de Placa Preta imediatamente ao se associar.


Pergunta : O Topclassic também faz vistorias para Placa Preta em motocicletas?

Resposta : Sim. O Clube faz vistorias de Placa Preta em Motocicletas, Motonetas, Camionetes, Jipes e Caminhões Antigos. O processo é absolutamente igual ao dos carros antigos. Não há nenhuma diferença!


Pergunta: O Veículo Antigo para solicitar a Vistoria de Placa Preta tem que ser todo original de fábrica ou pode ser restaurado? Pode ter peças paralelas?

Resposta: As peças não precisam ser originais de fábrica, sendo aceito peças de reposição do mercado automotivo. Estofamento (tapeçaria) e pintura também podem ser refeitos dentro dos padrões originais. Estes itens podem ter desconto de pontos na Vistoria de Originalidade. Alguns alterações pode ser consideradas impeditivas para a Placa Preta.


Pergunta: Veículo Antigo Modificado pode ter Placa Preta?

Resposta: Não! O veículo deve ser original para receber a Placa Preta. Veículos de Coleção Modificados podem fazer vistoria para Placa de Veículo Modificado e devem ter obrigatoriamente o registro de CSV (Certificado de Segurança Veícular) no documento. Neste casso a placa será de fundo Branco e caracteres na cor Prata. Neste caso o Topclassic fornecerá uma moldura de placa com a inscrição: Veículo de Coleção.

Placa de Colecionador


Pergunta: Após a vistoria de originalidade posso alterar as caracteristicas originais do meu veículo Placa Preta?

Resposta: Não! O proprietário se compromete a manter as características originais de seu Placa Preta. Possíveis alterações devem ser autorizadas pelo Clube e podem inclusive ocasionar a perda da Placa Preta e a apreenção do veículo.


Pergunta: Posso denunciar uma suposta Placa Preta ao meu ver irregular?

Resposta: Sim! Através de formulário específico da FBVA – Federação Brasileira de Veículos Antigos você pode fornecer informações que após verificação serão encaminhadas ao SENATRAN para as devidas providências.


Pergunta: Existem itens impeditivos (modificações) que impossibilitam a aprovação na vistoria de originalidade para obtenção do CVCOL de Placa Preta?

Resposta: Sim! Verifique aqui os principais Itens Impeditivos para Placa Preta.


E-mail: [email protected]
WhatsApp: 51 99400-5980

placa preta mercosul